Do solo da Barragem para os jardins de dezenas de casas

O bairro é um dos últimos da região de Parelheiros e abriga alguns agricultores de plantas ornamentais

Por Flaviane Fernandes

Parelheiros possui temperatura amena, chove com frequência e a terra é boa. Essas características são ideias para a produção de plantas ornamentais. Soma-se a esses fatores um punhado de gente com o desejo de fazer da roça o lugar para ganhar a vida. O resultado pode ser visto no sítio Santos, localizado em Barragem, Parelheiros. O lugar possui mais de 100 hectares e ao longo da extensão da área se vê tuias de vários tipos, hortências, barba de serpentes, moreias, pinheirinhos e muitas outras.
Um dos proprietários explica que o mercado de plantas ornamentais sofrem com a atuação de marreteiros que compram dos pequenos agricultores e vendem por preço muito abaixo do que é praticado. “Existe uma deslealdade”, comenta Luciano Santos, agricultor. Segundo ele, isso fez com a sua família deixasse o Ceasa de São Paulo pelo de Campinas e até Holambra no interior do estado. Semanalmente, saem do sítio dois caminhões de plantas. No lugar trabalham 12 funcionários e alguns estão trabalhando há 20 anos. Apesar das dificuldades, estão felizes!

De volta às origens; plantação de orgânicos


Aos poucos, o sítio Santos também começa a receber mudas de plantas como tomates, mandiocas, batatas e outras. É que no passado, lá no comecinho, esse era o ganha pão da família que agora decidiu dedicar um pedaço da área para as lavouras de orgânicos. Estão animados! “As pessoas são preconceituosas com quem trabalha na roça, eu não. Em qualquer lugar que vou eu falo: Sou da roça”, explica Luciano com sorriso de quem tem orgulho do que faz.

Outras paixões
No sítio também há espaço para outras paixões de Luciano, uma delas é a pista ( que atualmente está desativada) de motocross. Cavalos circulam bem pertinho da casa da família e são motivos de alegria do proprietário. “Essa eu não vendo por dinheiro algum”, comenta sobre uma de suas éguas que, segundo ele, é excelente marchadora.

Fotos: Reginaldo Lima

Sobre expressozonasul

Verificar também

Jogo de empurra-empurra impede que Casa da Mulher Brasileira de São Paulo seja inaugurada

Por/ Flaviane Fernandes De acordo com queixas dos principais Movimentos de Mulheres de São Paulo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *