segunda-feira , Janeiro 22 2018
Trem da CPTM, (Foto: Edson Lopes Jr./Divulgação Governo de SP)

Alckmin deve aumentar passagem de trens e Metrô em 2018

Da redação/

De acordo com matéria publicada hoje pelo portal de notícias G1, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) estuda reajuste das passagens de trens e do Metrô. A tarifa de R$ 3,80 foi mantida no início deste ano quando o prefeito da capital, João Dória também do (PSDB) decidiu congelar o valor da passagem do ônibus. Mas, em abril Alckmin aumentou o valor da integração.

Segundo a matéria, “a Secretaria de Transportes Metropolitanos, do governo estadual, confirmou apenas que são feitos estudos, mas não adiantou qual valor deve ser adotado.”

Já a gestão Doria, questionada se haverá aumento para ônibus ou se a medida está descartada, afirmou apenas que “não há definição sobre o assunto”. Em São Paulo, o aumento da passagem é sempre anunciado no final do ano, no período de festas e entra em vigor nos primeiros dias de janeiro.

O Movimento Passe Livre, conhecido pelos protestos de 2013  que levaram multidões para as ruas de todo o pais contra o reajuste de  R$ 0,20 na passagem  usou a sua página no Facebook para afirmar que:

“Dória não tem coragem de falar que vai aumentar a tarifa!

Não tem consideração nenhuma pelos trabalhadores que vão ter que tirar dinheiro de outras prioridades pra conseguir pagar o transporte. Não dá o mínimo pra vida da população pobre da cidade! Ele e seu compadre governador claramente planejam um aumento na tarifa em janeiro.

Se o Dória quer cortar 700 milhões do subsídio é claro que vai ter aumento de tarifa! E ainda joga a culpa do aumento das gratuidades!!

Trem da CPTM, (Foto: Edson Lopes Jr./Divulgação Governo de SP)

O que ele não diz é que as gratuidades não custam nada para os empresários. Não muda nada um ônibus ter 50
pessoas ou 80, os gastos são os mesmos. Dentre esse número, havendo idosos ou estudantes com isenção de tarifa, de nada altera o preço para manter o transporte ativo (gasolina, manutenção, mão de obra…)
O absurdo é que os empresários são remunerados por catraca girada e não pelos custos de operação das linhas!

Contra o aumento da tarifa e o corte nos subsídios!”

Sobre expressozonasul

Verificar também

Metrô de SP amplia horário de funcionamento de estações da Linha 5 Lilás

A partir desta segunda-feira (27) moradores da região do Capão redondo e de outros bairros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *